Polícia

Eleitora é presa após apresentar documento falso na solicitação de transferência de domicílio eleitoral

Só essa semana foram registradas prisões em São José da Tapera e São Miguel dos Campos pelo mesmo motivo

Por Tribuna Hoje 08/05/2024 13h55 - Atualizado em 08/05/2024 14h57
Eleitora é presa após apresentar documento falso na solicitação de transferência de domicílio eleitoral
Mulher foi encaminhada à sede da Polícia Federal, em Maceió, onde foi ouvida - Foto: Freepik/Ilustração

Cinco pessoas já foram presas após apresentarem documentos falsos de residência para transferência de título em Alagoas, em menos de quatro dias. Na última segunda-feira (6), uma eleitora foi presa em flagrante, na cidade de Pilar, região metropolitana de Maceió, por apresentar uma declaração escolar falsa.

A mulher foi detida ao solicitar a transferência do domicílio eleitoral. Ela responderá pelo crime de tentativa de transferência, previsto no art. 350 do Código Eleitoral. No domingo (5), um homem foi preso em São José da Tapera quando apresentou um comprovante de residência falsificado. Ainda na segunda, outras três pessoas foram presas pelo mesmo motivo, desta vez no município de São Miguel dos Campos. Elas foram levadas para a sede da Polícia Federal em Alagoas (PF/AL).

Segundo informações da servidora Adelaide Matias, chefe de cartório da 8a Zona Eleitoral, com sede em Pilar, a eleitora se dirigiu ao cartório no início da manhã e solicitou a transferência de domicílio. Ao fazer a verificação da declaração escolar, verificou-se que se tratava de uma falsificação.

“Todos os servidores que atuam no atendimento aos eleitores estão atentos para as tentativas de fraude na apresentação de comprovantes falsos de residência, seja presencialmente ou online. Em todo o Estado já há vários inquéritos abertos para investigar esses eleitores que tentaram enganar a Justiça Eleitoral e hoje conseguimos flagrar esta cidadã”, explicou a chefe de cartório.

Assim como os demais eleitores presos, a mulher foi encaminhada à sede da Polícia Federal, em Maceió, onde foi ouvida. A audiência de custódia aconteceu nessa terça-feira (7).